O município de Alijó divulgou, esta quarta-feira, que está a integrar um projeto transfronteiriço de “Inovação e Competitividade para o Pequeno Comércio”, que irá permitir recolher dados sobre o perfil e o comportamento dos consumidores. O objetivo é desenhar uma estratégia personalizada para aumentar a competitividade do comércio local.

Segundo a autarquia, a meta final é gerar, nos próximos três anos, “uma Rede de Inovação e Competitividade para o Comércio (Rede ICCO) que sirva de ponto de encontro entre empresas retalhistas e comerciantes para apoio e troca de experiências que ajudem a melhorar a sua competitividade”, explica.

Este projeto transfronteiriço, com foco no comércio retalhista em municípios de pequena dimensão em risco de despovoamento, conta com a parceria da NERVIR – Associação Empresarial de Vila Real, NERBA – Associação Empresarial de Bragança, DECO – Associação de Defesa do Consumidor, Instituto Politécnico de Bragança, Câmaras de Comércio de Zamora e Valladolid e Universidade de Valladolid – Faculdade de Comércio.

O projeto abrange espaços comerciais com wi-fi, onde foram instalados equipamentos, nomeadamente tablets, scanner de tickets e/ou contador de pessoas, que irão recolher dados durante um ano sobre o fluxo e o comportamento de consumidores.

“Os dados serão depois analisados por forma a reunir conclusões específicas sobre tendências de consumo e delinear estratégias para aumentar a competitividade dos negócios”, refere a mesma nota.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider