A GNR irá reforçar o patrulhamento e realizar ações de sensibilização em zonas de comércio entre 25 de novembro e 31 de dezembro, com o objetivo de prevenir furtos, roubos e burlas, particularmente durante a Black Friday e o período natalício.
A Operação “Comércio Seguro 2024”, promovida pela Guarda Nacional Republicana, terá início no dia 25 de novembro e prolongar-se-á até 31 de dezembro, com o propósito de aumentar o sentimento de segurança de comerciantes e clientes nas zonas comerciais. Durante esta iniciativa, a GNR intensificará o patrulhamento apeado e realizará ações de sensibilização para relembrar as medidas de autoproteção em situações de furto, roubo, ameaça grave ou vandalismo.
Esta operação contará com a participação de militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e terá, à semelhança do ano anterior, a parceria da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Serão distribuídos desdobráveis com recomendações práticas para prevenir crimes, incluindo burlas e fraudes, que tendem a aumentar nesta altura devido ao maior volume de transações monetárias e compras online.
A GNR alerta que, em 2023, apenas na semana da Black Friday, foram registados 102 casos de burlas online. No primeiro semestre de 2024, este número subiu para 2.665 casos, sendo os métodos mais comuns o phishing, smishing e vishing, assim como esquemas em plataformas de compra e venda online.
Entre os conselhos divulgados pela Guarda, destacam-se:
• Confirmar a segurança e legitimidade das lojas online;
• Certificar-se de que os sites começam com “https://”;
• Desconfiar de ofertas demasiado vantajosas;
• Verificar o extrato bancário após realizar compras online.
A GNR reforça ainda a importância da denúncia de quaisquer crimes, uma vez que estas informações são essenciais para monitorizar o fenómeno criminal e identificar os responsáveis.