A partir de quarta-feira, 13 de novembro, Portugal continental vai enfrentar uma alteração significativa nas condições meteorológicas, com previsão de chuva e trovoadas que deverão prolongar-se até sábado, dia 16.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a mudança será provocada pela aproximação de uma depressão em altitude, conhecida como ‘Gota Fria’ ou DANA.

Através de um comunicado, o IPMA informou que “após a influência de uma crista anticiclónica e a consequente descida acentuada das temperaturas nos dias 12 e 13, uma depressão em altitude irá instalar-se, causando instabilidade e precipitação em forma de aguaceiros com trovoada, a partir da tarde de quarta-feira”.

A previsão inclui também a possibilidade de queda de neve nas áreas mais elevadas da Serra da Estrela no dia 13, devido à conjugação da precipitação com as baixas temperaturas. O vento, segundo o IPMA, será de intensidade fraca a moderada do quadrante leste, podendo tornar-se forte em zonas montanhosas, com rajadas que podem atingir os 75 km/h.

O IPMA destaca ainda que a posição da depressão poderá influenciar a distribuição e intensidade da precipitação, tornando a situação incerta até ao fim de semana.

Jornalista: Lara Torrado

Slider