Pelo segundo ano consecutivo, a adega Quanta Terra, situada em Favaios, no concelho de Alijó, voltou a receber o galardão regional “Best of Wine Tourism” na categoria de “Arte e Cultura”.
A atribuição do prémio “Best of Wine Tourism 2025”, ao espaço Quanta Terra, aconteceu em Verona, em Itália. Recorde-se que a adega dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, situada na região do Douro Vinhateiro, já tinha conquistado a distinção em 2023 e este ano repetiu o feito, sendo reconhecido pelo seu potencial na categoria de “Arte e Cultura”, entre mais de 640 candidaturas.
“Esta distinção, atribuída por especialistas internacionais, enaltece, naturalmente, o impacto da nossa marca no desenvolvimento do enoturismo e da região. Se, por um lado, nos envaidece, por outro também aumenta o nosso sentido de responsabilidade e a vontade incessante de continuar a fazer mais, e cada vez melhor”, referem os fundadores.
A adega foi inaugurada em 2022, com uma exposição de Joana Vasconcelos, que contou com a presença da artista. Ainda este ano, o espaço celebra o seu 25.º aniversário com uma exposição com a curadoria da plataforma cultural Underdogs, que inclui uma conceituada obra de Vhils.
Os prémios “Best of Wine Tourism” são promovidos pela plataforma Great Wine Capitals em onze das mais prestigiadas regiões vitivinícolas do mundo. Portugal é representado pelo Porto, com candidatos de um cluster das regiões Douro/Porto e Vinhos Verdes.
Jornalista: Rita Teixeira