A Direção-Geral de Saúde (DGS), alertou este domingo que as máscaras descartáveis, usadas devido à Covid-19, devem ir para o lixo doméstico e não para o ecoponto, não devendo nunca ser abandonadas no chão.

“Independentemente de se usarem descartáveis ou não, há regras que se devem cumprir e uma delas é a proteção do ambiente. Uma máscara descartável deve ir para o chamado lixo doméstico. Não deve ir para o ecoponto. E nunca deve ser abandonada na via pública”, alertou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Na conferência de imprensa diária da atualização dos dados da pandemia, a DGS recomenda a utilização comunitária de máscaras ditas comunitárias, que têm regras para o seu fabrico e licenciamento, ou as chamadas máscaras cirúrgicas, que são descartáveis.

“Se for de fabrico comunitário e de múltiplas utilizações, é seguir as instruções do fabricante: usar e proceder à sua higienização de acordo com o que vem no rótulo”.

Se forem descartáveis, quando se deixam de usar devem ser “postas num envelope ou num saco e no lixo doméstico. Ou em nossa casa, ou nos contentores que existem na via pública”, insistiu Graça Freitas.

 

Slider