No próximo dia 3 de novembro, o município de Alfândega da Fé promove a décima edição do Seminário da Castanha.

A freguesia de Sambade volta a receber mais uma vez o seminário onde, anualmente, se debatem as problemáticas do castanheiro e não só. Mas este ano, a iniciativa, que reúne especialistas do setor, será complementada com a demonstração de equipamentos para a apanha mecanizada.

A sessão tem lugar no Centro Tecnológico de Sambade (Casa do Povo), às 15h30, mas será antecedida, durante o período da manhã, por uma demonstração, no terreno, de equipamentos para a apanha mecanizada da castanha e tratamentos para as doenças do castanheiro.

No mesmo dia decorre a sexta edição do Concurso da Castanha, que vai premiar as variedades judia e longal. Destina-se aos produtores do concelho de Alfândega da Fé e pretende premiar a melhor castanha do concelho.

Os produtores interessados em participar no concurso devem entregar amostras de 5 quilos de castanha de ambas as variedades, até às 12h30 do dia 3 de novembro, na Casa do Povo de Sambade.

O objetivo deste concurso passa pela “valorização e promoção deste produto tão importante na economia local, incentivando e melhorando a sua produção”, refere a autarquia.

Este ano, também todos os participantes do concurso vão receber castanheiros híbridos.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider