António Luís Marques, Diretor Nacional da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), participou numa conferência organizada pelo Jornal Económico ECO, esta terça-feira, 8 de outubro, onde deu a conhecer as suas preocupações quanto aos incêndios que aconteceram em Portugal e a falta de investimentos na floresta.

Foi na conferência organizada pelo Jornal Económico ECO que o Diretor Nacional da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), António Luís Marques, mencionou que o investimento na floresta não pode acontecer ser de curta validade, que acontece numa fase inicial de políticas e  projetos e não tenha continuidade. Não tenha consistência. Assim não é possível dar continuidade a tanto que há a fazer na floresta, que pode demorar décadas.

Portugal tem grande parte do território na posse de privados, qualquer coisa como 90%,  e a esmagadora maioria são pequenos proprietários, com uma média de 0,5 ha, por isso, António Luís Marques questiona com que dinheiro e que dimensão pertendemos garantir financiar, para os que são produtores e para aqueles que somente são proprietários. O que estamos dispostos a pagar para que tenhamos uma melhor gestão da floresta? 

O Diretor Nacional da CAP lamenta que pouco se tenha aprendido depois dos grandes incêndios, dos últimos anos. Considera, sem grandes dúvidas, que é a “falta de compromisso com investimento na prevenção” até porque “ não há falta de estudos ou indicadores que permitem tomar boas decisões nesse sentido”. 

António Luís Marques aponta que a floresta é um importante setor económico para o país, mas que não  terá futuro se não olharmos para a floresta com “outra dimensão, a dimensão da preservação e proteção naturalmente, mas, muito importante a sua dimensão económica”. 

Declarações do Diretor Nacional da Confederação dos Agricultores de Portugal, na conferência do Jornal Económico Eco que decorreu dia 8 de outubro com o objetivo de debater o valor económico da floresta nacional. Uma conferência que contou com a presença de vários representantes da fileira florestal, e com a presença do Sr. Secretário de Estado das Florestas.

Foto: Jornal Económico

Slider