A tempestade Kirk, que se aproxima da Península Ibérica, está a intensificar o mau tempo em várias regiões de Portugal. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito de Vila Real será um dos mais afetados, estando sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e vento forte.

A partir das 18h00 de hoje, espera-se um agravamento das condições meteorológicas em Vila Real, com períodos de chuva, por vezes intensa, que deverão prolongar-se até ao meio-dia de quarta-feira. Além da precipitação, o vento também será uma preocupação, com rajadas fortes previstas a partir da meia-noite, podendo atingir velocidades até 75 km/h nas terras baixas e superiores nas zonas montanhosas. O aviso de vento estará em vigor até às 15h00 de quarta-feira.

A tempestade Kirk, que passará a noroeste da Península Ibérica, provocará ainda agitação marítima significativa ao longo de toda a costa portuguesa, com ondas que podem atingir alturas máximas de 12 metros. Apesar de Vila Real não ser diretamente afetado pelo mar, a tempestade trará consigo um agravamento do estado do tempo em toda a região Norte.

Na cidade de Vila Real, espera-se uma terça-feira com temperaturas a variar entre os 13 e os 17 graus, enquanto na quarta-feira os termómetros poderão atingir os 19 graus. A chuva deverá abrandar na quinta-feira, quando também é esperada uma ligeira descida das temperaturas, com uma mínima de 10 graus e uma máxima de 18.

Os residentes e as autoridades locais estão em alerta, aconselhando-se precauções adicionais devido ao risco de cheias, inundações e quedas de árvores. A Proteção Civil recomenda que a população evite deslocações desnecessárias durante os períodos de maior intensidade de vento e chuva.

A acompanhar esta situação, os distritos vizinhos de Viseu, Braga e Porto estão também sob avisos meteorológicos devido ao impacto previsto da tempestade Kirk, que deverá estar no ponto mais próximo da costa portuguesa na manhã de quarta-feira.

Jornalista: Lara Torrado

Slider