São 126 operacionais que estão a combater as chamas, que alastraram num mato e pinhal e estão a aproximar-se da aldeia de Bornes de Aguiar, em Vila Pouca de Aguiar.

Um cenário que se agravou devido ao vento. O fogo acabou por fazer novas frentes e está perto das casas na aldeia de Bornes de Aguiar, avançou a autarca daquela vila.

“Estamos a solicitar meios aéreos, o problema é que, face à situação nacional, está complicado termos aqui esta resposta”, afirmou à agência Lusa Ana Rita Dias, num ponto de situação feito pelas 13:15.

Neste momento o incêndio possui três frentes ativas. “Estamos aqui numa faixa de 100 metros das habitações e estamos a ficar preocupados”, adiantou.

De acordo com a Autoridade Nacional e Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta para este incêndio foi dado às 07:36. No local estão 123 operacionais, apoiados por 36 viaturas.

De referir que todo o território do continente está em Situação de Alerta até às 23.59 horas de terça-feira com medidas excecionais devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.

Recorde-se que segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio mais de 100 concelhos dos distritos, nomeadamente Vila Real, Bragança, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Aveiro, Viseu, Porto, Viana do Castelo e Braga.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Canal N/Arquivo

Slider