A Câmara Municipal de Murça tem em mãos um projeto para a intervenção no rio Tinhela, através de uma candidatura à Associação Douro Histórico, no valor de 170 mil euros que também já foi aprovada.
O presidente Mário Artur Lopes sublinha que esta é mais uma oportunidade de mostrar uma riqueza do concelho, como é o rio Tinhela. “Adquirimos um terreno de dois hectares junto à Ponte Nova na Estrada Nacional 15, em que pretendemos criar ali uns passadiços do Tinhela, e acredito que possam atrair muita gente, uma vez que é uma zona lindíssima”.
O percurso, com alguns quilómetros, fará a ligação à vila, passando por locais emblemáticos. “A zona intervencionada será junto ao rio, onde agora não é possível passar, e será colocada madeira e outros materiais com o mínimo impacto para que se possa fazer o percurso junto às margens do rio”, explica, adiantando que os passadiços irão sair junto à Ponte Nova e percorrer uma zona à volta da vila, com pontos de passagem simbólicos como a Porca de Murça, onde será colocado um ‘mupi’ a descrever o monumento, o Pelourinho, um monumento classificado a nível nacional, e também junto à capela da Misericórdia”, por exemplo.
Estes são apenas dois exemplos do que está a ser feito pela autarquia, que pretende apostar no turismo para atrair gente ao território, como fonte de desenvolvimento económico e que crie postos de trabalho”, como tem acontecido em outros pontos do país.