O Aeródromo Municipal de Chaves foi um dos três locais escolhidos para a prática do voo treino C-295M da Força Aérea Portuguesa, num exercício operacional, que decorreu hoje, dia 23 de agosto, e visou aprimorar a capacidade de aterragem, descolagem e parqueamento desta aeronave com 24,45m de comprimento, 8,66m de altura e 25,81m de envergadura.
O EADS C-295M, da Base Aérea N. º6 do Montijo, pode alcançar uma velocidade máxima de 470 km/h e um peso máximo de descolagem de 23.200Kg. Comporta um total de 70 passageiros, 24 macas, uma tripulação de 2+2, 66 paraquedistas, 45 totalmente equipados, possuindo, ainda, muitas outras valências que lhe conferem uma eficaz resposta em missões de busca e salvamento, transporte de tropas e carga, bem como evacuações médicas, vigilância e reconhecimento.
O Aeródromo Municipal de Chaves continua a constituir-se como um espaço de referência da região, tendo nos últimos anos registado um crescimento no número de movimentos aéreos, com uma média superior a 700 por ano, onde se evidencia a sua utilização por parte de meios de proteção e socorro.
No exercício estiveram também envolvidos os Aeródromos Municipais de Vila Real e Coimbra.