O Centro Histórico de Vinhais será palco dos “Dias Templários”, um evento cultural promovido pela OPCTJ – Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, com Thomar Honoris e Next Solution, com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, que promete transportar os visitantes para o fascinante mundo dos monges guerreiros.
Durante o dia 24 de agosto de 2024, os participantes poderão assistir, participar e vivenciar a história e a cultura dos templários, através de uma série de atividades interativas e espetáculos que recriam a atmosfera da Idade Média.
A iniciativa, aberta à comunidade e ao visitante, incluirá recriação histórica, como esgrima, arco e besta, artes e ofícios, danças e música medievais, falcoaria, performances de gaiteiros e caretos do concelho, artesãos de máscaras, mantas e cestas a trabalhar ao vivo e pontos de venda de fumeiro e demais produtos regionais.
Além dessas experiências, o visitante poderá assistir a um momento de debate em ambiente de acampamento militar templário com vários convidados e onde serão abordadas tradições e produtos locais, numa vertente histórica, etnográfica, museológica, patrimonial, turística e de sustentabilidade.
Do programa destaca-se o lançamento do livro “Os judeus em Trás-os-Montes: 300 anos a resistir à Inquisição e 500 à assimilação – O caso de Rebordelo-Vinhais”, de Jorge J. Alves Ferreira, que vai acontecer pelas 15h30, nos Antigos Paços do Concelho/Cadeia. Este livro, fruto de uma extensa pesquisa, aborda a história da comunidade judaica em Trás-os-Montes, com um foco especial na resistência e resiliência dos judeus de Rebordelo, em Vinhais.
De seguida, Roberto Afonso, autor e investigador, vai explorar a história e os mitos associados aos druidas, monges e cavaleiros na região, dando a conhecer a sua perspetiva sobre as influências culturais e religiosas que moldaram a identidade, mais concretamente o caso de Cidões, que abre as Festas de Inverno no concelho.
Pelas 17h00, irá decorrer uma Visita Comentada à Exposição “Diabruras da Arte Popular”, no Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho (Casa da Vila). Trata-se de uma coleção de figuras da arte popular, nomeadamente diabos, pertencentes a Roberto Afonso, e estará patente ao público até 15 de março de 2025.
A noite culminará com um concerto ao ar livre, pelas 21h30, onde o grupo Ambria Ardena irá encantar o público com uma viagem musical pelo cancioneiro tradicional transmontano.
Para quem deseja prolongar a experiência, nos dias 24 e 25 de agosto, irá decorrer o Fim de Semana Gastronómico dos Cuscos, nos restaurantes aderentes de Vinhais, onde será possível saborear esta ímpar iguaria regional.
Os “Dias Templários em Vinhais” são uma oportunidade única para mergulhar na história e cultura de uma época distante, em pleno coração de Trás-os-Montes.