A Festa dos Povos está de regresso à cidade de Chaves, durante três dias, para celebrar a época romana.
Os visitantes vão viajar no tempo mais de dois mil anos até ao império de Tito Flávio Vespasiano, entre 16 e 18 de agosto. A iniciativa conta “com cerca de 100 mercadores, mais de 100 figurantes e 30 espetáculos diários” revela a autarquia.
A cidade flaviense volta a celebrar os tempos áureos, com a realização de mais uma edição da “Festa dos Povos em Aquae Flaviae” a atrair milhares de visitantes ano após ano, numa aposta clara de promoção do concelho, assim como do seu património e gastronomia.
A abertura oficial está marcada para o dia 16 de agosto, às 18h30, com o Cortejo Inaugural pelas ruas do Fórum, seguida do “Atear da Chama Inaugural”.
Durante três dias, na Alameda do Tabolado, será recriado o bulício do quotidiano da antiga urbe.
O programa prevê a dinamização de um mercado galaico-romano, que dará a provar iguarias gastronómicas, manjares e festim de bebidas, ao mesmo tempo que revelará saberes ancestrais, domadores de fogo, simulações bélicas e recriações mitológicas.
“Nesta viagem de dois mil anos de história, haverá variados espetáculos e cortejos dos povos galaicos, legionários, gladiadores, senadores, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, numa azáfama constante de episódios que retratam o quotidiano de Aquae Flaviae, com a participação de centenas de figurantes e onde decorrerão as mais variadas atividades socioculturais”, refere o município.
Como já é hábito em anos anteriores, ao longo desta viagem no tempo, os visitantes poderão experienciar diversas áreas temáticas com atividades em permanência, entre elas um acampamento de gladiadores, área com atividades para crianças, exposição de tortura, acampamentos Militares Romanos, acampamento de Povos Galaicos, exposição de animais exóticos e aves, bem como o Panteão dos Deuses.
Jornalista: Rita Teixeira