A Adega de Favaios é a primeira cooperativa portuguesa a receber o certificado nacional de sustentabilidade ao implementar práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola.
A adega duriense tem agora o certificado para o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, uma certificação atribuída às organizações deste setor que comprovem, mediante certificação, que a sua atividade se desenvolve de acordo com as suas especificações.
O Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola tem por base 5 princípios:
- A abordagem sustentável integra os aspetos ambientais, sociais e económicos;
- A vitivinicultura sustentável respeita o ambiente;
- A vitivinicultura sustentável é sensível aos aspetos sociais e culturais;
- A vitivinicultura sustentável visa a manutenção da viabilidade económica:
- As iniciativas sustentáveis requerem planeamento e avaliação.
Este documento define os critérios que as entidades devem cumprir, de forma a poderem utilizar o selo de sustentabilidade. O RNCSSV enumera os requisitos mínimos de implementação aplicáveis às organizações, assim como os indicadores, métricas e objetivos para cada um dos requisitos.
Para alcançar esta certificação as organizações devem adotar práticas de produção amigas do ambiente e exercer a sua atividade de forma social e economicamente responsável, com um impacto positivo nos seus colaboradores e na comunidade.
SOBRE A ADEGA DE FAVAIOS
A Adega de Favaios é uma das mais prestigiadas Adegas de Portugal que, desde 1952, com o espírito de cooperativismo dos seus associados aliado ao saber das “gentes de Favaios”, potenciaram a produção da casta moscatel galego branco, criando assim a designação de Moscatel de Favaios, produzindo com qualidade e rigor um dos mais famosos e emblemáticos moscatéis portugueses.
A empresa tem como missão o desenvolvimento do consumo e da imagem do Moscatel de Favaios como uma das mais importantes e influentes categorias de vinhos a nível nacional e internacional. Pretende também contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos seus associados e ser um dos mais importantes polos de desenvolvimento regional.
A sua visão é ser a maior Adega Cooperativa do Douro, liderando a inovação ao nível do Moscatel de Favaios, de forma a proporcionar experiências únicas ao consumidor, desenvolvendo um portefólio diversificado e complementar de Vinhos para além dos moscatéis, vinhos do porto e espumantes.
A Adega de Favaios pretende consolidar-se como marca nacional e continuar a sua expansão no mercado internacional.
Jornalista: Lara Torrado