É já no mês de outubro que a cidade de Bragança vai ser palco da décima edição do Simpósio Nacional de Olivicultura. A sessão vai decorrer entre os dias 23 e 25 no Instituto Politécnico de Bragança.
Organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com o IPB e a APPITAD, o tema da décima edição será “Inovar para a Sustentabilidade em Olivicultura”.
O “X Simpósio Nacional de Olivicultura” pretende dar a conhecer os progressos e os desenvolvimentos mais recentes e inovação na área, desde as práticas tradicionais até as estratégias atuais, com vista à produção e desenvolvimento sustentáveis do setor da olivicultura e azeite no nosso país.
Será promovida a apresentação e discussão dos progressos recentes no conhecimento e as soluções disponíveis para o setor envolvendo diversos agentes desde investigadores, técnicos, agricultores, industriais, estudantes, distribuição e comercialização, políticos e outros interessados na temática.
Pretende-se, ainda, que o X Simpósio Nacional de Olivicultura permita uma troca de experiências e contribua para o crescimento do setor e aumento da sustentabilidade da olivicultura portuguesa.
No encontro serão abordados temas como: os recursos genéticos e melhoramento; a fisiologia, biologia e nutrição da oliveira; os sistemas e técnicas culturais; a proteção da oliveira; as alterações climáticas e produção sustentável; a agricultura de precisão e novas tecnologias; a tecnologia e qualidade dos produtos do olival; as tecnologias emergentes aplicadas à extração, análise e qualidade e a economia, políticas setoriais e sustentabilidade da fileira.
Os temas em debate abordarão os aspetos mais prementes da fileira: produção, transformação, subprodutos, comercialização e qualidade. Cada sessão é iniciada por uma conferência plenária proferida por um orador convidado, seguida de sessões de comunicações orais e em painel. No sentido de fomentar a interação entre os participantes e o debate de ideias prevê-se a organização de mesas redondas.
Jornalista: Lara Torrado