Chama-se “FIC no Planalto” e é um festival itinerante que tem como objetivo descentralizar a cultura e levá-la ao Planalto de Jales. A iniciativa é desenvolvida pela Junta de Freguesia de Vreia de Jales e abre portas a 15 de julho, decorrendo até dia 20.
“Pretende-se com este festival levar a cultura a todas as pessoas da freguesia, mesmo àquelas que não têm oportunidade de assistir a este tipo de diversidade cultural fora da sua terra” refere a organização, em comunicado enviado à redação do Canal N.
Nesta edição vão pisar o palco artistas nacionais e internacionais, havendo uma presença assídua da vizinha Espanha. O festival arranca na localidade de Barrela de Jales, a 15 de julho, com um concerto dos Clarinetes Ad Libitum. No dia seguinte, a igreja de Vreia de Jales será palco de uma viagem inaudita onde a voz e o canto se unem com o objetivo de assumir a harpa como instrumento solista, tocada por Helena Madeira, vinda do Algarve.
Já na quarta-feira, dia 17, da programação faz parte um teatro na localidade de Raiz do Monte. Com base na obra de A.M. Pires Cabral em Contos Nordestinos, a Filandorra colocará em cena o microcosmos da aldeia, feito de elementos estruturantes da sociedade rural.
No dia 18 de julho, na localidade de Quintã de Jales, haverá uma ponte musical com melodias tradicionais tanto de Portugal como de Espanha. ” ‘Músicas da Raya´ é um projeto que resgata melodias populares da tradição oral dos dois países e demonstra que nas terras de La Raya as fronteiras se diluem. O recital baseia-se numa extensa digressão pela música vocal e instrumental de «La Maya, mergulhando na essência da nossa rica tradição musical” explica o mesmo comunicado.
Na sexta-feira, ao final da tarde, haverá um Sunset no Parque, a partir das 18h, em Campo de Jales. Ali marcarão presença os Dj’s Miguel Ângelo, natural do concelho de Vila Pouca de Aguiar e Fernando Alvim.
Para terminar as festividades, no último dia, na localidade de Cerdeira de Jales, serão os Charaga Algazarra o centro das atenção acompanhados com instrumentos de sopro e percussão.
Ver programação AQUI
Jornalista: Lara Torrado