A Direção Geral de Saúde já tinha determinado o fim da proibição das visitas aos Lares de Idosos, desde a passada segunda-feira, dia a 18, com algumas limitações, mas a direção da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela (SCMM) optou por adiar essa reabertura por uma semana.
Numa nota explicativa sobre esta decisão, a direção da SCMM diz “não poder descurar a segurança dos utentes e funcionários, com procedimentos que possam pôr em perigo a sua saúde, deitando a perder o esforço hercúleo que foi feito até ao momento, com inegável sucesso, e o sacrifício dos utentes e famílias que durante tanto tempo se viram privados do convívio com os seus entes queridos. Para se poder continuar a trabalhar com segurança, é necessário proceder a algumas adaptações na estrutura dos lares, que não podem ser concluídas em tempo tão curto”.
Por esse motivo, acrescenta a nota, foi adiada a reabertura por uma semana.
“Se tudo correr como previsto, abriremos para esse efeito no dia 25 de Maio, em horário a determinar pelas respetivas diretoras que vos será comunicado brevemente, e mediante marcação prévia, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde”.
As regras impostas pela SCMM vão no sentido de que “cada visita terá a duração máxima de trinta minutos úteis, três visitas por hora, atendendo à necessidade de se proceder à higienização e desinfeção do espaço. As visitas serão restritas a familiares próximos ou a responsáveis pelo utente, podendo estar presentes até três visitantes em simultâneo, desde que tenham o mesmo domicílio. Cada utente só poderá ter direito a uma segunda marcação desde que não haja outros utentes ainda em espera”.
A nota da direção da SCMM ressalva que, “caso não seja possível concluir em todos os lares as adaptações estruturais necessárias, peço desculpa e a compreensão das famílias afetadas, mas tudo será feito para que tal não aconteça”.
Jornalista: Fernando Pires