A 8ª edição dos Prémios AHRESP decorreu na passada sexta-feira, 21 de junho, no Casino do Estoril, e Trás-os-Montes teve em destaque. A chef de cozinha Lídia Brás foi a vencedora da categoria “Embaixador Gastronómico”.
Lídia Brás tem 40 anos e é a proprietária do Stramuntana, um restaurante marcado pela sua terra natal, o Planalto Mirandês, uma vez que o nome em português significa “transmontana”.
Localizado em Vila Nova de Gaia, o restaurante consiste numa cozinha tradicional, onde o destaque vai para os pratos de conforto. O próprio espaço também se encontra decorado a rigor, com elementos que remetem não só às terras de Miranda do Douro mas também a toda a região de Trás-os-Montes.
Passados quatro anos de ter aberto o restaurante, vê agora todo o seu trabalho a ser recompensado, com a atribuição do galardão “Embaixador Gastronómico” do Prémios AHRESP.
Os Prémios AHRESP é um evento que distingue, anualmente, os melhores do ano nos setores da restauração, alojamento e promoção turística no país e além fronteiras.
A iniciativa da responsabilidade da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal visa premiar os projetos, as empresas e os profissionais que mais se distinguem nas categorias.
Já são conhecidos os vencedores das 10 categorias votadas pelo público e os três nomeados para as categorias Prestígio dos Prémios AHRESP 2024.
Jornalista: Lara Torrado