A noite do 23 de junho para o 24, mais conhecida como a noite de São João, é celebrada um pouco por todo o território nacional, e em Trás-os-Montes não é diferente. São vários os concelhos que anualmente dedicam dias a esta festividade.

O São João é uma festa recheada de tradição, das quais se destacam os “martelos” usados para bater nas cabeças das pessoas, mas há quem viva esta data de uma outra forma.

Em Trás-os-Montes, por exemplo, há varias versões. Se em algumas localidades é contratado um grupo musical para fazer a festa, noutras um simples convívio com uma sardinhada basta. Mas há quem opte por juntar os dois.

ALFÂNDEGA DA FÉ

Alfândega da Fé não fica de fora nas festividades e vai celebrar a data com uma sardinhada que já tem data marcada para o dia 22 de junho na localidade de Vilar Chão. Mas não é só de sardinhas que se faz a festa, o caldo verde, o frango e a entremeada também vão estar à mesa para serem degustados.

Como não há festa sem animação, o grupo “Pinto’s Guitar Show” também vai marcar presença para animar a freguesia.

CHAVES

A cidade de Chaves, por exemplo, vai celebrar “com muita folia, comida típica, manjericos e animação à mistura” segundo a autarquia flaviense. A 4ª edição do evento “promete avivar a noite de todos os flavienses ao som de música popular portuguesa, com a atuação do Grupo ‘Musical Norte’ e um apontamento pirotécnico na continuidade do bailarico”.

Durante o arraial não faltará o aroma a manjerico, popularmente denominado de “erva dos namorados”, disperso pelas barraquinhas alusivas à celebração, vasinho que simboliza as festas em honra dos santos populares.

No entanto, na noite que antecede o São João, também a cidade vai estar em festa com as Marchas Populares. O desfile pretende recriar usos e costumes de outrora, lendas e atividades agrícolas que ficaram para sempre enraizadas.

VILA FLOR

Vila Flor, no distrito de Bragança, também não quer deixar perder a tradição e, por isso, vai dedicar o dia 22 de junho ao São João com uma jantar na localidade de Samões.

Da ementa fazem parte as sardinhas assadas, a entremeada, o caldo verde e as febras, e para acompanhar não faltará vinho e água para refrescar. O evento tem hora marcada para as 19 horas.

Também os habitantes de Freixiel vão estar em festa durante dois dias. Entre os dias 22 e 23 de junho os Santos Populares estarão em destaque na aldeia. A música está ao encargo do Grupo Musical David Caetano e a comida também não vai faltar.

As Meninas do Tua acompanhadas pelas suas concertinas vão fazer as delícias em Santa Comba da Vilariça já no próximo sábado, dia 22 de junho. À festa juntam-se os práticos típicos da época, como a sardinha, o caldo verde e a entremeada.

Lodões não revela ainda o conteúdo da festa, mas promete levar aos interessados “música ambiente e muitas surpresas” na noite do 22 de junho.

Em Mourão a animação musical também é a palavra-chave com a atuação do Grupo Unos e do DJ Ldeeper na noite do 23 de junho.

A própria vila também vai estar em festa entre os dias 22 e 24 de junho para não deixar a data passar em vão. O palco das celebrações será o Quartel dos Bombeiros de Vila Flor onde à mesa haverá pratos para todos os gostos. Artistas como Quartz, Nelsits e Music Team vão animar a festa.

MIRANDELA

Na cidade jardim não é apenas celebrado o São João como também o Santo António e São Pedro. O arranque das Verbenas aconteceu no passado fim de semana, 15 e 16 de junho, onde foi festejado o Santo António, neste será a vez do São João.

As verbenas, que decorrem durante três fins de semana em Mirandela, festejam os Santos Populares e são um dos apoios monetários para as Festas da Cidade de Mirandela e em Honra de Nossa Senhora do Amparo. No ano passado, mais de 1300 pessoas aderiram aos três fins de semana, o que se traduziu num grande sucesso.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N / Arquivo

Slider