O Projeto “GREENValue – Valorização da Geração de Recursos Em Espaço Natural” implementado no concelho de Alfândega da Fé, foi distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, anunciou hoje a autarquia.
A iniciativa, promovida pelo Jornal de Negócios a nível nacional, visa distinguir e premiar os projetos ou iniciativas que mais contribuem para uma sociedade sustentável, como é o caso do projeto GREENValuem que se destacou na categoria Preservação do Capital Natural, Grandes Organizações.
O projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, foi promovido por um consórcio de parceiros, constituído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), pela empresa Resíduos do Nordeste, Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Uniões de Freguesias de Pombal e Vales, de Gebelim e Soeima, e de Ferradosa e Sendim da Serra. A Águas do Norte, líder do consórcio, teve como objetivo principal “efetuar o restauro ecológico de terrenos florestais em risco de desertificação do concelho de Alfândega da Fé”, refere.
Segundo o município, o projeto pretendeu ainda “apostar na valorização direta de lamas tratadas, provenientes das ETAR da Águas do Norte, com o objetivo de melhorar a qualidade do solo e a sua capacidade para fornecer nutrientes aos ecossistemas, nomeadamente ao nível da manutenção e desenvolvimento do coberto vegetal”.
O mesmo projeto estudou a utilização de águas residuais tratadas associada à rega prevista numa primeira fase de plantação das culturas na floresta através de ensaios preliminares de bancada.
Com o objetivo de promover a economia circular o consórcio GREENValue “validou a aplicação florestal destes subprodutos, conferindo-lhes valor acrescentado e permitindo mitigar dois problemas ambientais atuais, como a perda de qualidade dos solos e consequente processo de desertificação e o destino e valorização de grandes quantidades subprodutos provenientes das ETAR”, conclui.
Jornalista: Rita Teixeira