É oficial, oito autoestradas portuguesas deixam de pagar portagens. Uma proposta do Partido Socialista (PS), que segundo o partido terá um impacto orçamental de 157 milhões de euros.

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram, esta quarta-feira, o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, a partir de 2025, durante a votação na especialidade.

Recorde-se que em maio, o parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção da IL e o voto contra do PSD e do CDS-PP.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

De referir ainda que durante este processo na especialidade, a maior parte dos artigos teve uma votação semelhante à registada aquando a votação na generalidade, em que o projeto recolheu os votos favoráveis do proponente, do Chega, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção da IL e o voto contra do PSD e do CDS-PP.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Canal N

Slider