Dois dias, 580 quilómetros, 19 concelhos e três patrimónios da humanidade. É este o desafio que a CIM-DOURO, em colaboração com 12 motoclubes do território, vai lançar para a segunda edição do Passaporte Douro “On2Wheels”, que acontecerá nos dias 13 e 14 de julho.

Guiados pelas propostas do projeto Passaporte Douro, a organização desafia os mototuristas a “desfrutarem de um percurso circular pela região, com passagem e controlo em pontos de interesse (Carimbo do Passaporte)” refere a organização em comunicado.

Com este passaporte, as vinhas em socalcos, os miradouros, os monumentos, os museus, as igrejas, os miradouros, e todos os restantes pontos turísticos de interesse fazem parte do itinerário do “Douro”, a área classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Dividido em dois dias, o primeiro terá início em Carrazeda de Ansiães e terminará em Sernancelhe, para, no dia seguinte, seguirem viagem até Sabrosa.

“Esta segunda edição do Passaporte Douro On2Wheels assume igualmente uma vertente solidária, revertendo grande parte das receitas arrecadadas com as inscrições para uma associação do Douro que trabalha com apoio a crianças desfavorecidas. E este ano com uma forte preocupação ambiental” explica o mesmo comunicado.

O objetivo do evento é o convívio entre participantes, o usufruto do binómio condução/ navegação, e também o desafio de admirar o “Reino Maravilhoso“ percorrendo os 19 municípios da CIM-Douro ao longo de um fim de semana de descoberta, cultura, gastronomia e celebração do Douro e da sua paisagem.

A proposta da organização levará os amantes de motas a locais de grande destaque na região, é o caso do Castelo de Penedono, a Basílica de Torre de Moncorvo, a Porca de murça, a Sé de Vila Real, o Museu do Douro, a Catedral de Lamego, o Museu da Seda de Freixo de Espada à Cinta, entre outros.

Jornalista: Lara Torrado

Slider