A corrida mais saborosa de Portugal, regressa com um novo formato. A Meia Maratona das Cerejas dá agora lugar a uma prova de 10 quilómetros que vai homenagear Luís Azevedo e os Grandes Prémios dos anos 80, que deram origem à festa da cereja.
No dia 9 de junho no Alfandega da Fé acolhe o “Grande Prémio das Cerejas – Luís Azevedo”.
O percurso de 10 quilómetros passará pelos principais pontos turísticos da cidade e faz parte do programa da festa da Cereja&Co, além de também integrar o calendário da associação de Atletismo de Bragança para a Taça Distrital de Estrada.
Haverá também corridas para jovens dos 7 aos 17 anos, abertas a atletas federados e não federados.
Helena Lisboa, presidente da Associação Recreativa Alfandeguense (ARA), afirmou que a mudança para uma prova de 10 quilómetros torna o evento mais acessível e atrativo, aumentando o número de participantes e reforçando a posição de Alfândega da Fé no cenário atlético regional e nacional.
Luís Azevedo, o homenageado, nasceu a 20 de dezembro de 1956 em Alfândega da Fé, iniciou a sua carreira atlética aos 11 anos em Luanda, onde se destacou em várias modalidades.
Após regressar a Portugal, em 1977, dinamizou o atletismo no concelho e ajudou a fundar a Associação Recreativa Alfandeguense, que foi crucial para o desenvolvimento do atletismo na região.
Ainda se encontram abertas as inscrições para o grande prémio da Cereja Luís Azevedo.
Por: Euritsy Bernardo
Foto: Canal N / Arquivo