Face à crise que os produtores pecuários têm enfrentado devido às alterações climáticas Vinhais criou novos apoios. A vila já possuía um protocolo com a Organização de Produtores Pecuários (OPP) no valor de 115 mil euros anuais, o que permitiu apoiar em várias áreas os produtores pecuários do concelho.

No entanto, apesar deste protocolo, têm surgido novos problemas que colocam em causa a saúde e o bem-estar do efetivo de ovinos e bovinos, e, por isso, torna-se necessário apoiar ainda mais a OPP. 

Desta forma, foram aprovados novos apoios em Reunião de Câmara no valor global de 32,500 euros. 

Deste valor total, 6 mil euros são destinados para a vacinação de todo o efetivo ovino e bovino do concelho, como prevenção da doença infeciosa, vulgarmente designada por Língua Azul, 25 mil euros para a aquisição de medicamentos veterinários e desparasitantes e ainda 1500 euros para combater a problemática da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE), tendo em vista a desinsetização dos efetivos bovinos do concelho.

Assim, “mais do que ser o município que mais dá, estes apoios salientam ainda mais a importância da pecuária como um dos setores mais relevantes do concelho e tal como todos os outros também vitais para a economia do concelho, têm por parte do município, primazia em todos os sentidos, uma vez que não podemos esquecer que o setor primário é o mais importante da atividade económica do nosso concelho” refere a autarquia em comunicado.

Jornalista: Lara Torrado 

Slider