Fernando Pires, jornalista da Rádio Terra Quente, colaborador do CanalN e correspondente do Jornal “Mensageiro de Bragança”, foi um dos premiados da 8ª Edição do “Prémio de Imprensa “Desporto com Ética/2019” do Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), por uma reportagem publicada originalmente no Mensageiro.
O objetivo do concurso é de “incentivar e premiar a publicação de textos originais, na Imprensa escrita e on-line, versando exclusivamente temas relacionados com a Ética no Desporto, publicados na Imprensa Regional e/ou na Imprensa Desportiva e Imprensa generalista”, pode ler-se no regulamento.
O Júri do Prémio de Imprensa “Desporto com Ética/2019” fez a avaliação dos trabalhos, subordinados aos critérios da qualidade e rigor literário; originalidade; dimensão Ético-Desportiva do texto.
O jornalista de 50 anos, também correspondente do Jornal de Notícias, venceu o terceiro prémio da categoria Imprensa Regional, com o artigo “Jovem paraplégico faz dois mil quilómetros por mês pela paixão do basquetebol”, publicado no “Jornal Mensageiro de Bragança”.
Na mesma categoria foram ainda premiados Vitor Santos, com um conjunto de seis artigos, publicados no Jornal de Centro, Jornal Via Rápida e Jornal Diário de Viseu e Jorge Machado, com um conjunto de seis artigos publicados no jornal “Entre Margens”.
Fernando Pires diz ter sido “uma bela surpresa em tempo de pandemia Covid-19. Foi um artigo que me deu muito prazer escrever de um jovem mirandelense que nos dá uma verdadeira lição de vida ao lutar por aquilo que gosta mesmo perante todas (e são mesmo muitas) as adversidades. Apesar de ser meu dever dar as boas e as más histórias são mesmo estas que me enriquecem a alma e que me motivam a continuar a exercer a minha profissão de jornalista e num piscar de olhos já passaram 30 anos”.