Inicia esta semana uma importante obra que a Câmara Municipal pretende realizar na zona envolvente ao centro da Vila de Murça, resolvendo um problema antigo de planeamento e mobilidade urbana, agravado com um maior fluxo de trânsito que se tem sentido.
A intervenção será feita no cruzamento de duas das mais importantes artérias, a Rua Militão Besa Ribeiro e a Alameda “8 de Maio” e preconiza a reconversão do espaço público já existente, com a construção de uma “ilha” em forma triangular, idêntica à existente no largo “Porca de Murça”, proporcionando melhores condições de fluxo de tráfego, mais segurança e comodidade na circulação de pessoas e viaturas.
O projecto foi desenvolvido tendo em conta os elementos e as condicionantes ali existentes, cumprindo a sua funcionalidade de promover uma melhor acessibilidade ao centro urbano, a reorganização do trafego rodoviário, a integração paisagística e a ligação entre o largo “31 de Janeiro”, a “Fonte Santa” e a “Praça do Paço”, sem comprometer a segurança e o impacte ambiental.
A obra contempla também uma intervenção na Rua Militão Bessa Ribeiro, onde será retirado o separador central e a remodelação dos lancis.
Os trabalhos serão realizados em três fases e vão implicar alterações no trânsito. Assim, será implementado um conjunto de sinalização de caracter temporário, que, para além de garantir a segurança dos trabalhadores e utentes, vai informar que vias e faixas serão condicionadas, indicando sempre as alternativas a seguir.