No âmbito da campanha “Floresta Segura”, a partir desta semana, a GNR vai proceder à ativação da rede primária de Postos de Vigia (PV) e das Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF).
Segundo a Guarda, os Postos de Vigia da Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV), integram uma das estruturas fixas do Dispositivo Integrado de Vigilância e Deteção de Incêndios Rurais.
“No âmbito das atribuições de coordenação de toda a vigilância, a informação recolhida pelos PV é integrada com a informação recolhida através das restantes atividades de patrulhamento e vigilância pelos diversos meios e valências da GNR, bem como das restantes entidades que participam na vigilância florestal e população em geral”, explica a GNR, em comunicado.
A vigilância dos territórios rurais tem como objetivo a deteção de incêndios de forma célere, bem como a redução do número de ocorrências de incêndio rural e a identificação dos seus agentes causadores ou suspeitos.
De acordo com a GNR, na maioria das vezes, a imediata deteção de ocorrências de incêndio, revela-se “preponderante na identificação e localização precisa dos mesmos, bem como na sua comunicação rápida às entidades responsáveis pela supressão”.
Jornalista: Rita Teixeira