Esta quinta-feira, dia 2 de maio, o Mercado Municipal de Mirandela volta a ser palco do “DAQUI”. Este ano o projeto de Paula Preto ganhou o apoio da DGARTES.
Da autoria de Paula Preto, artista representada pela Galeria do Mercado, o projeto “DAQUI” foi contemplado pelo apoio da Direção Geral das Artes e, por isso, a partir da próxima quinta-feira, 2 de maio, e até agosto de 2024, todas as primeiras quintas-feiras do mês a equipa “estará no mercado, com diferentes propostas, entre oficinas ou mostras, de forma a interagir com as pessoas” refere, em comunicado, a Galeria do Mercado.
O DAQUI é um iniciativa de artes visuais, fotografia e vídeo de Paula Preto que atua no domínio das ações estratégicas de mediação, com o envolvimento de públicos diversificados, por entre o cruzamento com ações de criação, veiculadas por conversas, registos, oficinas, atividades com escolas, e mostras.
A escolha do local pareceu óbvia uma vez que “no mercado cruzam-se muitas pessoas, muitos caminhos e muitas histórias” adianta Marta Miranda, da Galeria do Mercado, e explica que “há quem vá vender e quem vá comprar, mas também quem vá só ver ou se encontrar”.
Nesta primeira quinta-feira, dia 2 de maio, a iniciativa DAQUI cruza-se e desafia também o BIP, um projeto apresentado pelo IPB, que acontece neste espaço há três anos consecutivos, com o qual a Galeria do Mercado tem colaborado.
“O projeto BIP – local Markets insere-se nas atividades de internacionalização e de orientação estratégica para a ‘cocriação para a Inovação’ do IPB. Envolve nesse sentido, uma profunda articulação com as orientações do desenvolvimento sustentável do alinhamento fulcral das Nações Unidas de forma a promover identidades e interseções entre povos e culturas de dimensões diferenciadas” refere o mesmo comunicado.
Para conhecerem melhor o projeto consultem a sua página gravar territórios – DAQUI.
Por: Jenniffer Almeida
Foto: CM Mirandela