Até 7 de maio, técnicos do município de Vinhais vão deslocar-se às freguesias, para apoiar e esclarecer a população sobre as candidaturas aos apoios Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
Os técnicos da Proruris-Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais vão deslocar-se às freguesias do concelho de Vinhais, “para exercer um atendimento presencial e esclarecer os interessados sobre as candidaturas aos apoios do IFAP para elaboração do Pedido Único de Ajudas-PU”, explica a autarquia. Os destinatários para estes apoios são os agricultores e produtores pecuários.
O Pedido Único (PU) consiste no pedido de pagamento direto das ajudas do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC).
“O pagamento resultante da análise aos pedidos elegíveis incluídos neste formulário, da responsabilidade do IFAP, ocorre entre 1 de dezembro do ano da candidatura e 30 de junho do ano seguinte”, refere o município.
Segundo o comunicado, enviado à redação do Canal N, até 7 de maio todas as freguesias do concelho de Vinhais vão receber estes técnicos, em dias marcados, sendo os espaços definidos pelas respetivas juntas.
A ação deve-se por “abranger um maior número de pessoas, evitando assim que tenham que se deslocar à sede de concelho”.
Veja o cartaz com a programação até ao dia 18 de abril. De acordo com a Câmara de Vinhais, posteriormente serão publicadas novas datas.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/CM Vinhais