Vários municípios de Trás-os-Montes assinalam a Semana Santa com a recriação teatral da Via Sacra, um espetáculo que contará com centenas de participantes e que narra os últimos dias de Jesus Cristo.
A Via Sacra, ou Via Dolorosa, é uma prática religiosa cristã que relata o caminho percorrido por Jesus Cristo enquanto carrega a cruz, desde o Pretório de Pilatos até ao monte Calvário, onde foi crucificado. O percurso é composto por 14 etapas que representam os momentos específicos da Paixão de Cristo, como as suas condenações, quedas, o encontro com a sua mãe, entre outros.
É muito comum que os fiéis percorram essas estações em procissões durante a Quaresma, especialmente durante a Semana Santa, situação que se tem registado, também, na região de Trás-os-Montes.
No passado domingo, por exemplo, Alijó assinalou o Domingo de Ramos com a encenação da Via Dolorosa pelas ruas da vila. Depois do sucesso alcançado no ano passado, com a participação de 500 habitantes, este ano atingiu um número recorde de figurantes, superando os 800.
Em Vila Flor, o espetáculo vai ter lugar já nesta sexta-feira, dia 29 de março, com a Filandorra a ser responsável pela dramatização, a partir das 18h00.
Também na sexta-feira, Sonim, no concelho de Valpaços, celebra este momento com o Auto da Paixão, “um evento cultural ancestral e que por tradição era apresentado de quatro em quatro anos”, refere a nota de imprensa enviada à redação do Canal N. No entanto, desde 2006 que esta tradição deixou de ser realizada na aldeia, tendo sido recuperada este ano.
Viajando até ao Nordeste Transmontano, em Miranda do Douro recria-se a encenação “Paixão de Cristo” que ficará a cargo da Associação Mirandanças e que tem como palco o Largo do Castelo, às 21 horas.
Mogadouro é mais um município que irá recriar o percurso tradicional que vai decorrer, no dia 30 de março às 15h00, as artérias da zona histórica, encenando as 14 estações da caminhada de Cristo.
Artigo escrito por: Jenniffer Almeida
Foto: Canal N