Valpaços será palco, dia 17 de maio, do mais relevante debate nacional sobre o setor olivícola e oleícola. Esta será a sétima edição do Congresso Nacional de Azeite que, este ano, traz para cima da mesa a realidade que se vive hoje em dia: o preço do azeite e as alterações climáticas.
A 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços.
O Congresso Nacional do Azeite 2024 contará com 3 painéis, nos quais participarão os mais prestigiados oradores nacionais e internacionais. Olivoturismo/Oliturismo, uma realidade; Preço do Azeite: Mitos e Tabus; e Alterações climáticas, o futuro hoje, são os temas em debate.
“A 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite irá ocorrer num momento em que desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado a fasquia dos 1.000 Milhões de Euros em 2023” explica a organização.
Esta é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a dinamização do setor Olivícola e Oleícola Nacional – um dos mais importantes da economia nacional, enquanto fórum de debate e esclarecimento, ponto de encontro para os profissionais da área e fonte de partilha de conhecimento, privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica.
Jornalista: Lara Torrado