É na aldeia de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, que o pão vai ser rei já no próximo fim de semana, dia 23 e 24, onde mais de 50 expositores vão marcar presença.
“Esta feira tem como produto âncora o pão tradicional de Caçarelhos que é feito de forma artesanal e cozido em forno a lenha, ao qual se juntam outros produtos da terra oriundos da região transmontana, como o fumeiro ou a doçaria tradicional do tempo de Páscoa como os folares”, explicou à Lusa Licínio Martins, presidente da Junta de Freguesia.
Paralelamente com a feira vai decorrer o V Festival da Gaita de Foles, onde são esperados cerca de 250 tocadores nacionais e, também, da vizinha Espanha, que, acompanhados com o seu instrumento, vão animar o recinto da do evento.
Ainda na animação, vão marcar presença variados grupos de pauliteiros do Planalto Mirandês que também eles são acompanhados por instrumentos como é o caso da gaita de foles, da caixa e do bombo.
Já para animar as noites frias que se fazem ainda sentir em Trás-os-Montes, espera-se a atuação do grupo musical 7 Saias e de Sebastião Antunes.
No domingo, e último dia de feira, o dia é dedicado à chega de bois, uma atividade que atrai milhares de pessoas à pequena aldeia transmontana.
De acordo com o autarca, a Feira do Pão tem vindo a crescer ao longo dos anos, atraindo cada vez mais público à região.
Jornalista: Lara Torrado