No próximo dia 23 de março, sábado, entre as 20h30 e as 21h30, o município de Chaves vai desligar a iluminação de vários espaços públicos da cidade e apela a que os restantes municípios adiram à mesma iniciativa. Chama-se “Hora do Planeta” e é uma ação pela defesa do ambiente e combate às alterações climáticas.
Chaves faz parte dos já 88 municípios portugueses que integram a “Hora do Planeta”, iniciativa que tem sido promovida desde 2007 pela organização WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de combater as alterações climáticas decorrentes do uso excessivo de recursos.
A “Hora do Planeta” é uma ação simbólica que convida todos os cidadãos, empresas, governos e comunidades para a necessidade de alterar comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade, bem como, o incremento da utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis.
Assim sendo, sábado o município vai desligar a iluminação exterior do Edifício da Câmara Municipal, o Edifício dos Paços dos Duques de Bragança, a Torre de Menagem, o Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, a Biblioteca Municipal, a Ponte Romana de Trajano, O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, o Museu das Termas Romanas e o Jardim do Terreiro de Cavalaria.
Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas, em 192 países e territórios a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
A Maior Hora pelo planeta torna-se um momento precioso de união, de consciência e reflexão, mas, sobretudo, de ação, lembrando ao mundo que a sobrevivência depende da boa saúde desta casa comum, e que todos podemos – e devemos – desempenhar um papel na sua proteção.
Jornalista: Lara Torrado