De 23 a 30 de março, a cidade de Bragança dedica uma semana ao bacalhau. No total serão 17 restaurantes a confecionar o prato.
A Semana Gastronómica do Bacalhau está de regresso a Bragança. Segundo a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), por quem a iniciativa é promovida, os restaurantes decidiram usar uma receita única, que cada qual recria de acordo com a sua criatividade, com total respeito pelos ingredientes e forma de confeção. Chamaram-lhe “Bacalhau à Bragança” e junta-se às 1001 maneiras de fazer bacalhau.
Para além do bacalhau o prato inclui diversos ingredientes muito usados no território, como o azeite, batatas, alho, cebola, louro, ovos, pimento vermelho e o “colorau” (pimentão moído), uma influência da vizinha Espanha, que usa este produto com muita frequência na sua gastronomia.
“Para além deste prato, obrigatório na ementa, cada restaurante tem total liberdade para estimular a sua criatividade e surpreender o cliente, com menus completos ou pratos soltos integrados na ementa”, refere a ACISB.
A importância do bacalhau na gastronomia portuguesa é bastante reconhecida em Espanha, onde há grandes apreciadores do produto, motivo que levou a ACISB a promover a iniciativa e a criar mais motivos de visita a Bragança, com foco especial nos vizinhos espanhóis.
Confira a lista dos restaurantes aderentes:
Marisqueira Fraga Selvagem
Quinta das Queimadas
Quinta Dona Florinda
Restaurante Amadeus
Restaurante Cavaleiro
Restaurante da Quinta do Lagar
Restaurante Emiclau
Restaurante Maria Luís
Restaurante O Acácio
Restaurante O Pote
Restaurante Restaurador
Restaurante Rosina
Restaurante Típico Dom Roberto
Restaurante Tribuna
Taberna do Javali
Tasca Noz
Tasca do Zé Tuga
Jornalista: Rita Teixeira