Em Vinhais a agricultura tem-se traduzido num setor fundamental para a economia do concelho. O castanheiro é uma das culturas mais importantes, sendo a castanha o produto com maior rendimento económico, no entanto, tem-se assistido também ao nascimento de várias doenças que afetam o castanheiro.
Posto isto, a autarquia de Vinhais tem posto em prática várias iniciativas que têm como objetivo principal minimizar essas doenças, através de protocolos de cooperação, apoios financeiros e logísticos, entre outro.
Apesar de todos os esforços já feitos estes não são suficientes, e como tal, Luís Fernandes, presidente da autarquia de Vinhais, solicitou uma reunião de trabalho às entidades ligadas ao castanheiro e ao estudo das suas doenças, como IPB (Instituto Politécnico de Bragança), o representante da Agricultura da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) Arborea e o Gabinete Técnico-Florestal da Câmara Municipal de Vinhais.
A reunião solicitada teve lugar ontem, dia 14 de março, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e teve como objetivo o debate de estratégias e soluções para o combate às doenças do Castanheiro.
Jornalista: Lara Torrado