A Águas do Norte vai iniciar brevemente a empreitada de beneficiação do Subsistema de Abastecimento de Água (SAA) das Aguieiras, nos Municípios de Mirandela e Vinhais, com vista ao reforço de abastecimento de água em “alta” em alguns locais daqueles concelhos.
Com um investimento de 550 mil euros, e um prazo de execução de um ano (365 dias), a empreitada vai permitir “o aumento da cobertura de abastecimento de água com origem no subsistema das Aguieiras, assim como a resolução definitiva de alguns problemas de fiabilidade que atualmente se verificam no abastecimento de água em alta nestes municípios” refere a Águas do Norte em comunicado enviado ao Canal N.
Os trabalhos a realizar irão incidir na beneficiação do referido SAA Aguieiras, no ramo entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Agueiras e a Freguesia de Rebordelo, no Município de Vinhais, numa extensão total de cerca de cerca de 4902 m. Esta intervenção será complementada com ações que vão implicar intervenções de fundo em todo este subsistema, nomeadamente a substituição do equipamento de bombagem instalado na ETA, por uma central hidropressora que garanta as necessidades do sistema na época alta.
Com a execução desta empreitada, a Águas do Norte “pretende melhorar o abastecimento de água a uma parte significativa da população residente, e a possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida” adianta o mesmo comunicado.
Jornalista: Lara Torrado