A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros aumentou, em 20%, a dotação orçamental destinada à atribuição de bolsas de estudo a estudantes do concelho a frequentar o ensino superior, inclusive os que ingressam este ano.

“A verba cifra-se agora em 60 mil euros, depois dos 50 mil do ano transato se terem revelado curtos em face do aumento de submissão de candidaturas” escreve a autarquia em comunicado enviado à redação do Canal N.

“Constatámos um aumento de pedidos. E como pretendemos chegar a mais estudantes, inclusive do terceiro escalão, cujas famílias estão a passar dificuldades, motivadas sobretudo pela subida das taxas de juro e da inflação económica, resolvemos aumentar a verba de apoio”, justifica a vereadora Sónia Salomé, que tem a seu cargo o pelouro da Educação.

Esta é “mais uma medida”, salienta a autarca, que vem no seguimento das demais, destinadas a proporcionar melhores condições aos estudantes, para a concretização dos seus objetivos académicos, desta feita no ensino superior. Trata-se, no fundo, de um “investimento que estamos a fazer no futuro do concelho, que também passa por estes jovens, que temos de motivar a que se fixem, depois, profissionalmente no concelho”, complementa a autarca.

Recorde-se que, além das bolsas de estudo para o Ensino Superior, o programa ‘Macedo Educar’ prevê outros apoios aos estudantes dos vários ciclos de ensino e que recentemente, através de uma alteração do mesmo, todos estes apoios foram alargados ao 3º escalão.

Jornalista: Lara Torrado

Slider