Nas últimas 24 horas, houve apenas um novo caso de infeção pelo novo coronavírus no distrito e Mirandela registou o décimo paciente recuperado.
O concelho de Mirandela – onde foi conhecido o primeiro caso positivo da Covid-19 – tem mais uma boa notícia: nas últimas horas foi dado como clinicamente curado, pelas autoridades de saúde, o décimo paciente que tinha contraído a doença.
Trata-se do último dos quatro agentes da PSP de Mirandela que testaram positivo ao novo coronavírus, sendo que os outros três já tinham recuperado na semana passada.
Atualmente, dos 19 casos confirmados no concelho de Mirandela, restam 9 em doença ativa. Três deles são funcionários da cozinha do Lar de idosos “Nossa Senhora da Paz”, da Santa Casa da Misericórdia, onde os testes efetuados aos restantes funcionários e utentes derem todos negativo. Entre os doentes ativos, há também um profissional de saúde do hospital local.
Segundo o último relatório sobre a situação epidemiológica no distrito, passa a haver 41 recuperados e continua a tendência de abrandamento de casos positivos, o que é naturalmente motivo de satisfação, até porque tem aumentado a capacidade de resposta das autoridades de saúde ao diagnóstico desta pandemia, com a realização de mais testes diários, com prioridade para os lares de idosos do distrito.
Só nas últimas 24 horas, foram conhecidos os resultados laboratoriais de mais de 300 testes à Covid-19, e apenas há a registar um caso positivo no concelho de Vinhais.
Sendo assim, desde o dia 14 de março, altura em que foi conhecido o primeiro caso desta pandemia na região, já foram infetadas 247 pessoas. O número de mortes mantém-se nas 18 e os recuperados são agora 41, o que significa que, atualmente, há 188 casos ativos no distrito: 106 deles em Bragança. Em Torre de Moncorvo, ainda há 23 pessoas em tratamento, em Vinhais há agora 21, em Macedo de Cavaleiros 11 e em Mirandela estão agora com doença ativa 9 pacientes, tendo já recuperado dez (10) pessoas.
Os restantes infetados estão distribuídos por Vila Flor, com cinco (5), Vimioso, Alfândega da Fé e Miranda do Douro, todos ainda têm três (3) pessoas com doença ativa. Já Mogadouro e Carrazeda de Ansiães têm dois (2).
Até ao momento, as autoridades de saúde já realizaram mais de 7200 testes e mais de 50 ainda aguardam resultado laboratorial.
Em Portugal há mais 183 casos e 25 mortes
No relatório nacional da DGS, conhecido esta quarta-feira, nas últimas 24 horas, houve 183 casos novos, um aumento de 0,7%, face ao dia de ontem.
Estão confirmados 24505 casos e já morreram 973 pessoas, mais 25 que ontem, sendo que 1470 pacientes estão curados, mais 72 que ontem.
Há 980 pessoas internadas, invertendo a tendência de descida dos últimos dias, passando a haver mais 44 do que ontem, das quais 169 encontram-se nas unidades de cuidados intensivos, menos 3.
Quanto à taxa de letalidade, ronda os 3,9%, mas se nos reportamos apenas às pessoas com mais de 70 anos, a percentagem de letalidade aumenta para os 13,8%.
Desde o início desta pandemia, no nosso país, também já foram infetadas 402 crianças, dos 0 aos 9 anos de idade, mais duas do que ontem.
Jornalista: Fernando Pires
Slider