A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste pretende apostar na implementação do Registo Clínico da Violência em Adultos, através do registo de Saúde Eletrónico (RSE).
A ULS do Nordeste divulgou, esta segunda-feira, que está a reforçar a formação da Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) para este ano. A meta é “aumentar a formação dos profissionais, designar profissionais de referência nesta área nos vários serviços hospitalares e promover a literacia em saúde da população na área da violência, enquanto problema de saúde”, explica.
De acordo com a ULS do Nordeste, o projeto está a funcionar desde maio de 2016, com destaque para formação específica destinada a profissionais de saúde (nas áreas de rastreio, deteção e protocolos de atuação em caso de violência), sensibilização no âmbito da literacia em saúde para a luta contra a violência na comunidade, trabalho em rede e estabelecimento de protocolos com outras entidades (como o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Bragança) e ainda projetos de investigação.
As próximas metas da EPVA da ULS do Nordeste passam por apostar na implementação do Registo Clínico da Violência em Adultos, através do registo de Saúde Eletrónico (RSE), na continuidade do trabalho em rede através de parcerias com entidades locais e numa abordagem dinâmica da prevenção da violência através da literacia em saúde.
São exemplos as intervenções realizadas, em todo o distrito, no âmbito do projeto “Educação e cidadania para a saúde familiar” (destinado a beneficiários do Rendimento Social de Inserção), na preparação para a parentalidade, no âmbito do programa de saúde escolar e ainda assinalando diversos dias comemorativos abordando a temática da luta contra a violência.
Este contexto de trabalho foi apresentado pela enfermeira Anabela Martins, elemento da coordenação da EPVA, no “Encontro de Equipas de Prevenção da Violência em Adultos – Intervir para Cuidar”, realizado em Santo Tirso com o objetivo de partilhar as boas práticas entre as equipas de diversos pontos do país.
De referir que a EPVA da ULS do Nordeste é constituída pela enfermeira Anabela Martins, a jurista Dra. Cláudia Costa, a assistente social Dra. Maria João Sousa, a especialista em Medicina Geral e Familiar Dra. Sofia Carrapa e a psicóloga Dra. Rita Asseiro. Este grupo coordenador multidisciplinar funciona em colaboração direta com os elos (profissionais de referência) em cada um dos Centros de Saúde e, nas Unidades Hospitalares, com o Serviço de Apoio Social.
Escrito por: Jenniffer Almeida
Foto: ULSNE