Em pleno arranque do Entrudo Chocalheiro, em Podence, a Casa do Careto ressurgirá com uma “cara” renovada. A intervenção integrou a candidatura “Reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Purificação: o Sagrado e o Profano num Património da Humanidade”, submetida pelo Município de Macedo de Cavaleiros ao Aviso “Património Cultural – infraestrutural”, aprovada e cofinanciada pelo PO NORTE 2020, no valor global de 580.874,69 euros.
“Com as várias intervenções previstas na operação pretendeu-se criar uma integração e articulação holística do património religioso e profano de Podence, inerente à Igreja de Nossa Senhora da Purificação e aos Caretos de Podence, para a estruturação de um produto turístico de elevada vocação cultural, projetando a imagem da região e enriquecendo a sua oferta turística” refere, em comunicado, a autarquia.
Rui Vilarinho, presidente do município de Macedo de Cavaleiros, recorda que a “Casa do Careto, é o principal espaço de interpretação das Festas de Inverno, do Carnaval de Podence e dos Caretos. No entanto, a sua exposição não apresentava uma museografia atual, com padrões que correspondam a um Património da Humanidade. Este investimento permitiu a integração dos elementos culturais de Podence reforçando o potencial turístico e cultural do concelho e da região, tanto nas suas funções de valorização da sua cultura, como na adoção de um papel mais ativo na geração e no incremento de fluxos económicos para o território.”
A exposição estará em destaque este fim de semana, no Carnaval de Podence, cujo programa contempla mais de 40 atividades.
CASA DO CARETO
A Casa do Careto foi inaugurada no dia 22 de fevereiro de 2004 e, desde essa data, tem sido realizada uma grande dinâmica com um potencial para a valorização e sustentabilidade da tradição, na divulgação e preservação dos rituais dos Caretos de Podence.
Este espaço proporciona a realização de vários eventos culturais e recreativos enquadrados no Roteiro Turístico do Nordeste Transmontano e de apoio ao Parque da Natureza do Azibo.
Dentro da infraestrutura encontra-se o registo da tradição carnavalesca da aldeia de Podence, associada aos Caretos, representada nas telas das pintoras Graça Morais e Balbina Mendes e nas fotografias de António Pinto e Francisco Salgueiro.
Estão expostos os fatos, os chocalhos, as máscaras e toda a indumentária destas figuras sedutoras e enigmáticas, assim como os únicos seres que os Caretos respeitam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas no Domingo e Terça-feira de Carnaval, as marafonas.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Macedo de Cavaleiros