A Agenda do Turismo para o Interior, um programa criado pelo organismo Turismo de Portugal, reúne um conjunto de instrumentos e medidas de atuação concebidos com o propósito de dinamizar o turismo no interior do país. Assim, a Agenda do Turismo para o Interior criou a “Linha + Interior Turismo” com o objetivo claro de mobilizar os agentes presentes nos territórios e o seu desenvolvimento, dinamizando projetos numa lógica de sustentabilidade, que valorizem e qualifiquem os ativos turísticos.
Tendo em conta todos os pressupostos descritos, Vinhais apresentou uma candidatura à Linha + Interior Turismo, que prevê “a valorização Turística das Minas de Ervedosa, através da criação e qualificação de conjunto alargado de atrativos, de atividades e de elementos de apoio à visitação”, refere a nota de imprensa enviada ao Canal N.
A candidatura que se sabe foi aprovada, tendo já sido assinado o termo de aceitação, entre a entidade responsável pela concessão dos apoios, Turismo de Portugal e o beneficiário, o município de Vinhais.
As ações previstas para a execução da valorização descrita são: a criação de uma rede de percursos interpretativos temáticos, a requalificação da “Ponte dos Mineiros”, Infra Estruturar uma Praia Fluvial no Rio Tuela, Criar um Centro de atividades, a dinamizar no complexo da mina, valorizar o miradouro de Santa Bárbara, Elaborar um “Masterplan” para o Pólo Turístico do Complexo Mineiro de Ervedosa, Promover a sensibilização ambiental e o envolvimento da população e desenvolver e implementar um plano de comunicação.
Trata-se de um investimento total de 568.975,00, com um apoio de 70%, ou seja 398.282,50, ficando o restante a cargo do município de Vinhais.
Jornalista: Lara Torrado