O Futsal Clube de Mirandela organiza, amanhã, às seis da tarde, no Pavilhão do Inatel, um jogo amigável solidário, entre os veteranos do clube e uma equipa dos bombeiros voluntários de Mirandela, a que chamou de Troféu “José Rocha”, em homenagem ao fundador do clube e treinador de várias equipas de futsal na região, masculinas e femininas, com destaque para os muitos anos em que esteve ao serviço do Futsal Clube Mirandela e que faleceu, em 2022.
Para além da homenagem a José Rocha, o clube também está a comemorar 31 anos de vida que é novamente assinalado com esta iniciativa solidária pedindo aos que marcarem presença nas bancadas do pavilhão do Inatel, para assistir à partida, levem bens alimentares que serão entregues à delegação de Mirandela da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).
Uma iniciativa que o presidente da direção do clube diz já ser uma referência. “É uma prática habitual, sempre na altura do aniversário, fazer um jogo solidário e este ano tem outra vertente que é o troféu José Rocha e a partir de agora vamos tentar manter todos os anos e temos sempre aquela angariação de géneros alimentícios para a APPACDM”, refere Carlos Lopes.
A escolha dos veteranos do clube para realizar este encontro solidário “faz todo o sentido” porque a maioria dos atletas foi treinado por José Rocha. “Optamos sempre por veteranos, para haver aqui uma união de aqueles que passaram por aqui, já sabemos que não se consegue ter todos, mas, na medida do possível, vamos tentar manter aqueles atletas que grande parte deles foram atletas do José Rocha”, sublinha.
O clube agora com 31 anos de existência volta a ter uma equipa de seniores masculinos no distrital, depois de um ano de ausência, e Carlos Lopes admite que a temporada está a correr dentro das expetativas. “Já sabíamos que seria um ano difícil, porque é quase como sendo o primeiro, mas as coisas estão a correr dentro daquilo que a gente programou, embora saibamos que quando o Futsal Mirandela aparece no sorteio de uma competição destas é sempre apontado como favorito, mas já sabíamos que este ano seria muito difícil depois de um ano de paragem, mas vamos trabalhar de forma a conseguirmos solidificar cada vez mais a equipa sénior e voltar à tradição de sermos candidatos, mas dentro de campo, e não só o nome porque o nome não ganha jogos”, afirma.
O jogo de futsal em homenagem a José Rocha está marcado para amanhã, às seis da tarde, no pavilhão do Inatel que também tem um cariz solidário já que podem levar bens alimentares que serão entregues à APPACDM de Mirandela.
O treinador mirandelense, José Rocha, que faleceu, há dois anos, foi técnico de várias equipas de futsal na região, com destaque para os muitos anos em que esteve ao serviço do Futsal Clube Mirandela, mas passou também pelo Vale de Madeiro. Foi um dos impulsionadores do futsal feminino no distrito de Bragança, orientando o Futsal Mirandela, Vila Flor e a Casa do Povo de Vilarandelo (Valpaços).
Jornalista: Fernando Pires