Vários azeites transmontanos foram distinguidos como os melhores do mundo, do ano de 2023, através do “Evoo World Ranking”. Na lista destacam-se os nomes como o da Casa Santo Amaro, do concelho de Mirandela, o Azeite Porca de Murça e o Rosmaninho de Valpaços.
A premiação coube ao “Evoo World Ranking”, referente ao ano de 2023, criado pela Associação Mundial de Jornalistas do Vinho e de Bebidas Espirituosas (WAWWJ), que serve para comunicar ao consumidor a qualidade dos Azeites Virgem Extra mais premiados do Mundo e é publicado anualmente há mais de 11 anos com base no sistema de classificação WRW & S (World Ranking Wine & Spirit).
O Azeite Porca de Murça, da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, recebeu o prémio do melhor azeite em quatro principais variedades de Trás-os-Montes, foram elas a Cobrançosa, Cordovil, Verdeal e Madural.
Francisco Vilela, presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, adianta ainda que o Azeite com Cacau conseguiu ser “o único Azeite aromatizado de Portugal premiado internacionalmente e a constar no chamado «TOP 10 Societies of Flavored Oil of the World 2023», um Ranking historicamente liderado por Azeites Gregos. A confirmação que esta inovação sem paralelo no setor oleícola, de dois frutos com uma simbiose perfeita, quer nos aromas, quer nas suas caraterísticas aromáticas e quer nos benefícios do seu consumo para a saúde foi uma aposta ganha”.
No que diz respeito a Trás-os-Montes, foi ainda distinguido o azeite da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços nas variedades Madural e Cobrançosa.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo