A Unidade Local de Saúde do Nordeste, através do Departamento de Cuidados Paliativos, tem aumentado a resposta assistencial ao nível do internamento hospitalar em contexto comunitário, numa ótica de melhoria contínua dos cuidados disponibilizados aos doentes e às suas famílias.
Desta forma, foi aberta uma nova Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital de Mirandela, a funcionar com uma equipa multidisciplinar, que acompanha doentes com necessidades paliativas complexas. “Esta nova resposta permite acompanhar os doentes com necessidades de internamento hospitalar em proximidade, alargando assim a intervenção nesta área ao sul do distrito” explica a ULS em comunicado enviado à redação do Canal N.
O Departamento de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste, reafirmando o princípio de que os cuidados paliativos devem ser disponibilizados numa ótica de proximidade, “tem vindo a alargar a área geográfica de intervenção, desde novembro de 2009 – altura em que se iniciou o desafio nesta área específica de cuidados – para dar resposta a todas as pessoas que vivem com uma doença ativa, avançada e progressiva, e às suas famílias”.
Em contexto de proximidade, a ULS do Nordeste tem disponíveis Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos em 11 concelhos do distrito. Na área hospitalar, a ULS do Nordeste conta com uma Equipa Intra-Hospitalar em cada uma das Unidades Hospitalares – Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela – e alarga agora a sua dotação de camas de internamento em Unidades de Cuidados Paliativos.
“Esta resposta é o resultado do dinamismo dos profissionais que integram o Departamento de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste, uma ótica de promoção de cuidados integrados e multidisciplinares que são referência, há mais de uma década, a nível nacional” salienta a ULS.
Jornalista: Lara Torrado