O espaço museológico que se dedica à interpretação do Pão de Favaios e do Vinho Moscatel, situado no concelho de Alijó, recebeu cerca de 24 mil visitantes durante o ano de 2023.
Segundo a autarquia, este é o melhor registo de sempre de visitantes, comparativamente com os anos anteriores.
Durante o último ano, o Núcleo Museológico de Favaios promoveu vários eventos, com destaque para a celebração do Dia Internacional do Pão com uma jornada de reflexão sobre o futuro da panificação no Concelho. Com o mote “As voltas que o pão dá”, foram discutidos os desafios e oportunidades desta tradição secular, o futuro da profissão de padeiro/padeira e os caminhos a seguir para preservar as padarias do Concelho. O Dia Internacional dos Museus também foi assinalado com a Oficina “Voltas à Massa”, dirigida a crianças, que inclui várias atividades ligadas à confeção do Pão.
“Os meses com mais visitantes foram julho, agosto e setembro, sendo que este último registou 3102 visitas, o número mensal mais elevado do ano.”, refere o município. Além dos visitantes a título de lazer, também o Serviço Educativo do Núcleo Museológico tem movimentado um elevado número de crianças do Pré-escolar e de outros níveis de ensino. Em muitos casos, a visita dos alunos é complementada com a passagem por uma padaria tradicional de Favaios, onde têm a oportunidade de pôr a “mão na massa” e provar o Pão tradicional.
Inaugurado pelo município de Alijó em julho de 2012, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho está instalado num edifício que começou a ser construído no século XVIII, localmente conhecido como “A Obra”, e integra a Rede de Museus do Douro (MuD). O Núcleo Museológico de Favaios oferece ao visitante sensações visuais, olfativas e tácteis, complementadas com interatividade e projeções sobre os produtos, o concelho e a região. Além da exposição permanente, o equipamento recebe exposições temporárias e possui uma sala de provas e uma loja.
A autarquia revela ainda que a partir do dia 20 de janeiro, ficará patente ao público a exposição temporária “Rui Pires na Coleção Museu do Douro”, que se baseia no espólio fotográfico doado pelo artista ao Museu do Douro. O museu dedicado ao Pão e ao Vinho pode ser visitado todos os dias, entre as 10h00 e as 17h00.
Foto: Arquivo/Canal N