O Município de Macedo de Cavaleiros assinou esta semana o contrato de adjudicação da empreitada para a construção do Parque Urbano da cidade. Trata-se de uma aspiração antiga e que vai agora avançar. “É um orgulho assinar este contrato e dar corpo a um sonho antigo dos macedenses”, salienta o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues.
O projeto tem um orçamento estimado de 1,415 milhões de euros com um prazo de execução de 400 dias, ficando a empreitada a cargo da empresa CAPSFIL, SA. Esta obra do Parque Urbano de Macedo de Cavaleiros conta com um financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 85%, não reembolsável.
Benjamim Rodrigues recorda que o Parque Urbano vai nascer “numa zona verde com um leito de água”. O novo espaço vai ficar numa zona central da cidade e “irá dispor de muito espaço arborizado, com passeios para pedestrianismo, jogging e fitness”, explica o autarca.
Este é um anseio antigo da população macedense, mas que vinha sendo sucessivamente adiado. “Foi necessário negociar a aquisição dos terrenos com mais de uma dezena de proprietários e, como se compreende, isso levou a que o projeto sofresse vários atrasos”, explica o presidente da Câmara Municipal. Agora, que todos estes obstáculos estão ultrapassados, o autarca assegura que a Câmara Municipal tem como “objectivo dar outro aspecto à zona central da cidade, ao mesmo tempo que pretendemos criar condições para que as pessoas desfrutem de um espaço verde, amplo, airoso e muito interessante para o lazer, para a saúde e para a prática de desporto”, afiança ainda.