No primeiro dia do ano, entrou em vigor uma medida que visa apoiar todas as famílias murcenses com crianças até aos 3 anos de idade.
Os beneficiários deste programa terão direito “a uma coparticipação de 1000 euros por ano, que poderão ser utilizados na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica, comparticipados ou não pelo SNS, a vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, em medicamentos não sujeitos a receita médica de uso pediátrico e também em produtos pediátricos de saúde, bem-estar e de alimentação, essenciais aos cuidados do bebé” explica a nota de imprensa enviada ao Canal N.
Para isso, os beneficiários terão que fazer um registo nos serviços administrativos da autarquia, para que lhes seja atribuído o cartão “Kit Bebé” do município de Murça, que assim, poderá ser apresentado em qualquer farmácia do concelho par obter de imediato acesso à comparticipação.
“Esta é mais uma forma que o executivo municipal encontrou para, em conjunto com outras medidas já implementadas, tentar contrariar a baixa taxa de natalidade e o consequente envelhecimento da população no concelho” adianta a autarquia em comunicado.
Em Murça, mães e pais já podiam contar com acesso a ensino pré-escolar e transportes escolares gratuitos, oferta de cadernos de fichas escolares, aplicação da taxa mínima de IMI, e agora este programa “Kit Bebé”, que vem também ajudar a diminuir os custos das famílias associados à parentalidade.
Jornalista: Lara Torrado