A Banda Filarmónica “1º de maio” da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses vai promover um concerto de Natal, na noite do dia 29 de dezembro, no auditório do Centro Cultural de Mirandela. 

Esta é a primeira iniciativa da banda, depois do músico mirandelense, Ricardo Januário, ter assumido o cargo de maestro, em outubro deste ano. O violoncelista acredita que os músicos “estão bem preparados para este primeiro concerto e acho que vai correr lindamente. Só espero que a população encha o auditório, porque os músicos merecem pelo muito trabalho que têm feito”, afirma.

O concerto será dentro de uma semana, mas já este sábado (amanhã) às quatro da tarde, acontece na sede da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses um ensaio aberto a toda a comunidade, para o qual Ricardo Januário convida a população a marcar presença para experienciar um ensaio comentado e interativo. “Vamos explicar o funcionamento da banda, o papel que desempenha o maestro, explicar os vários naipes da banda, falar um bocadinho do que é um passo doble, o que é a abertura, o que são rapsódias, medleys”, adianta.

Quase três meses depois de ter iniciado as funções de maestro da banda 1º de maio, Ricardo Januário considera que está a ser “uma experiência fantástica” e que a criação da uma academia de pupilos da banda, um dos grandes objetivos que tinha traçado, está a ter sucesso com perto de duas dezenas de inscrições. “A banda cresceu, houve elementos que regressaram, outros que ingressaram, e estou bastante feliz com os resultados, temos alunos já em formação, 16 alunos na academia, e e mudamos muita coisa, mas sinto a banda segura e a responder muito bem”, conclui.

Agora, o foco está no concerto de Natal agendado para a próxima sexta-feira, à noite, dia 29 de dezembro.

O espetáculo será de entrada gratuita, mas requer o levantamento antecipado de bilhetes no centro cultural.

Jornalista: Fernando Pires 

Foto: Arquivo/Canal N

Slider