Com concertos, rondas das adegas, pauliteiros e gaiteiros, o Festival Geada regressa mais um ano a Miranda do Douro com o objetivo de dar palco às tradições da terra.

Entre os dias 29 e 30 de dezembro, as principais artérias da zona histórica de Miranda do Douro vão estar envolvidas pelas músicas tradicionais da terra. Ao som das gaitas-de-foles e dos bombos e caixas, o Festival Geada vai oferecer aos visitantes dois dias de muita animação.

Organizado desde 2008 pela ARJM- Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, a criação deste festival tem como objetivo celebrar o solstício de inverno.

Quinta do Bill, Omiri, Urze de Lume, Pica & Trilha são apenas alguns dos vários grupos que compõem o programa festivo.

À música juntam-se os saberes e os sabores, com a famosa ‘Buolta a las Adegas’ onde será possível degustar os sabores da gastronomia mirandesa típicos desta altura do ano, é o caso das chouriças assadas, das alheiras e também a famosa posta mirandesa e o cordeiro mirandês.

De 29 a 30 de dezembro, as ruas de Miranda do Douro vão ter animação constante, ao ritmo dos mais diversificados instrumentos.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa e conta com os apoios do município e da freguesia de Miranda do Douro, e de diversas entidades locais, associações, empresas e agentes culturais regionais e nacionais.

Jornalista: Lara Torrado

Slider