A primeira edição do Trás-os-Montes Wine Experience, um evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), vai realiza-se no dia 2 de dezembro. O local escolhido foi o emblemático Hotel Vidago Palace, com o intuito de proporcionar a todos os participantes uma experiência inigualável num cenário ímpar.

Mais de 20 produtores de Trás-os-Montes, que preservam diariamente a tradição e a ancestralidade típicas da região, vão levar até à histórica vila de Vidago mais de 80 referências, os seus melhores vinhos para serem provados e harmonizados com as sugestões do Chefe Vitor Matos.

O evento tem um preço fixo de 80 euros por pessoa e contempla dois momentos distintos. O primeiro consiste numa prova de vinhos exclusivos, no Jardim de Inverno, entre as 16h00 e as 19h00. “Trata-se de uma seleção especial, que mostra bem a riqueza do terroir ímpar que lhe dá chão, já que uma grande parte destes vinhos é produzida em vinhas de altitude nesta que é a região portuguesa com mais hectares de vinhas velhas plantadas, o que assegura uma enorme qualidade, cada vez mais reconhecida, tanto no território nacional como além-fronteiras”, refere a nota de imprensa enviada à redação do Canal N.

Depois às 20h00, é tempo de se abrirem as portas do luxuoso Salão Nobre para proporcionar um jantar de harmonização com um menu de quatro momentos, especialmente assinado pelo Chefe Vitor Matos, e que será acompanhado pelos melhores vinhos de Trás-os-Montes dos produtores que participam na estreia do Trás-os-Montes Wine Experience.

“Com o Trás-os-Montes Wine Experience pretendemos reforçar a qualidade e a exclusividade dos vinhos produzidos em Trás-os-Montes por produtores que, dia após dia, cuidam das suas quintas e vinhas, e do que delas nasce, com todo o cuidado e dedicação. Empenhados na promoção e divulgação dos nossos produtos vínicos, escolhemos um local emblemático para esta primeira edição, tendo a intenção de levar este evento também a outras vilas e cidades portuguesas, com o objetivo de mostrar e afirmar a região como produtora de vinhos excecionais”, refere Francisco Ataíde Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, a entidade responsável pela iniciativa.

Jornalista: Lara Torrado

Slider